quarta-feira, 13 de março de 2013

Apimentando a vida

Escrever é algo que vem de dentro. Seria impossível voltar a postar aqui no blog sem que houvesse uma vontade muito grande de fazê-lo, uma vontade que não pudesse ser contida e que estivesse carregada de emoção.
Assim se explica uma ausência de quase dois anos.
Durante esse tempo meus anseios trilharam outros caminhos, e os rios de sentimentos que se transformavam em palavras, aqui, tomaram outras formas.
A vida, entretanto, segue em espiral, e novamente me vejo tentada a colocar nesse caldeirão de Encantamentos os mesmos ingredientes de tempos atrás: culinária, histórias, amizades. De novo surgiu a vontade de compartilhar as alegrias de cozinhar com os amigos que me acompanham. E como leitores, esses amigos são livres para compartilhar meus sentimentos sem que eu nada exija em troca. O que é maravilhoso é que, mesmo assim,acabo recebendo muito deles, sejam comentários, ou críticas, ou pedidos.
Este blog, talvez como uma qualidade que lhe foi comunicada pelo seu nome, tem, realmente, magia. Pois ele tem o dom de revelar amizades, despertar interesses, comover a autora e quem a cerca. E aos corações mais empedernidos, seduz com a velha fórmula: através do estômago.
Muitas das emoções pelas quais passamos seguem um caminho persistente pelas nossas papilas gustativas. Brincando com elas podemos viver e provocar emoções.
Atualmente estou profundamente envolvida com o mistério das pimentas. Tomaram conta do meu quintal e da minha cozinha. Estou estudando sua características e combinando sua ardência com os sabores que eu já apreciava.
Dizem que as pimentas aceleram o metabolismo e são um tanto afrodisíacas. Portanto, é um excelente tempero para este caldeirão.
Se você quer apimentar um pouco a sua vida, experimente esta receita de geleia de pimenta. Mas, cuidado com as malaguetinhas. Elas podem irritar a pele, os olhos e a garganta. É uma boa ideia manuseá-las com luvas.

Apesar disso, arrisque-se, e experimente esse novo tempero para seus encantamentos!

Geleia de pimenta malagueta

1 abacaxi sem casca e sem o miolo
1/2 copo de água fria
700 gramas de açúcar
10 pimentas malaguetas sem sementes
3 cravos-da-Índia
1 pedaço de canela em rama

Bata no liquidificador o abacaxi picado, a água, o açúcar e as pimentas. Leve ao fogo com o cravo e a canela. Após ferver, cozinhe por 30 minutos, retirando com a escumadeira a espuma que se forma. Desligue o fogo e acondicione em vidros esterilizados, próprios para conservas.

Nenhum comentário: