quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O que todo blogueiro de final de semana diz


"Estou sem tempo! Faltou inspiração! Perdi o pique!"
Sim, faz muito tempo que eu não posto aqui. E não é por falta de tempo ou inspiração. A verdade é que é difícil passar a semana inteira escrevendo e chegar em casa e escrever novamente!
Adoro meu trabalho e estou contente em manter mais dois blogs além desse, mas o dia só tem 24 horas, então...
Além disso, para escrever um blog sobre culinária é necessário cozinhar, de vez em quando, né? Tenho feito isso, e também estou fazendo tricô, que eu não fazia há mais de 10 anos! E estou lendo três livros (nunca demorei tanto para terminar um livro!). E viajei no final de semana: levei um livro para ler na viagem, mas nem toquei nele!
Em resumo, amigos leitores, a Taís está fazendo um pouco de tudo o que gosta, e hoje teve vontade e tempo para compartilhar sua mais fantástica descoberta: dá para fazer tapioca com polvilho doce!
Se alguém disser: "mas é óbvio que dá!", eu vou perguntar por que nunca me contou antes. Eu adoro tapioca e sempre foi um dos meus programas de verão comer tapioca na praia. Mas me disseram que, para fazer em casa, precisava comprar a goma, que só tem no Mercado Municipal.
Agora, graças à Bia, todo mês eu vou comprar polvilho doce e comer tapioca à vontade, com todos os recheios que eu quiser!
Se você não conhece ainda, experimente, que a receita está aí...

Tapioca


Ingredientes

1 xícara de polvilho doce

60 ml de água fria

Coloque o polvilho em uma vasilha. Em seguida, espalhe uma colher de sopa de água fria sobre ele. Note que o polvilho absorve a água e forma uma “pedra”. Então, esfarele a mistura com a ponta dos dedos, coloque mais um pouquinho de água e repita o processo. Não ceda à tentação de colocar toda a água de uma vez, pois ela deve ser absorvida aos poucos pelo polvilho. Ao final, você terá uma farinha úmida e granulosa.

Se acontecer de o polvilho não absorver a água e a mistura se tornar uma pasta, você poderá corrigi-la colocando um pouco mais de polvilho. A quantidade de água a ser adicionada também dependerá da marca do polvilho, por isso é bom umedecê-lo devagar e ir observando o resultado.

Depois de umedecida, a farinha deverá ser passada por uma peneira para ficar bem soltinha. Se for necessário, utilize uma colher.

Essa farinha poderá ser guardada de um dia para o outro na geladeira em um pote fechado.

Para preparar a tapioca, aqueça uma frigideira antiaderente e espalhe, com uma colher, uma camada da farinha peneirada de modo a formar uma panqueca. Mantenha a frigideira em fogo baixo. Quando a tapioca estiver “unida” e começar a soltar as bordas, vire-a com a ajuda de uma espátula ou escumadeira. Esse processo demora de 1 a 2 minutos. Retire a tapioca e recheie-a a gosto.

O recheio pode ser manteiga ou leite condensado com coco ralado. Mas você pode usar sua criatividade para preparar recheios doces ou salgados. Algumas sugestões são: carne seca com queijo coalho, queijo mussarela e presunto, geléia de frutas, morango com chocolate derretido e... chega que já está dando água na boca! Vou fazer uma para mim agora mesmo!

Nenhum comentário: