terça-feira, 15 de abril de 2008

Se p implica em q ... você é indie!

O pessoal que curte música indie forma uma tribo bem característica. Além de curtirem esse tipo especial de música, possuem uma identidade visual, e suas manias e comportamentos típicos.
Se você não sabe como identificar um indie, provavelmente você não é um deles, mas aí vai um checklist para você saber do que eu estou falando:
- usam óculos com aros grossos;
- adoram tênis adidas ou all star;
- no inverno, cachecol;
- cabelo estilo "playmobil" (não achei descrição melhor que essa).
Essas características foram as que eu observei no Tim Festival do ano passado. Nunca tinha visto tanta gente parecida no mesmo lugar! A Desciclopedia tem uma outra imensa lista de características indies, que vão de "gostar de café" a "achar que moram em Londres", mas, como alerta o artigo, o objetivo ali é ser ofensivo, ao contrário do que estamos escrevendo aqui.
Eu, da mesma maneira que adotei a música, usaria os tênis all star, que eu acho lindos há muito tempo, desde a época em que só havia de cano alto.
Os indies também são muito ligados em cultura: livros inteligentes, filmes inteligentes, conversas idem (engraçado, eu também!). Entretanto, há variações no que significa ser inteligente. Li em alguns lugares que ler HP é indie, mas há indies que torcem o nariz para o bruxinho.
Aliás, torcer o nariz é algo bem indie, assim como o ar "blasé". Eu, pessoalmente, descreveria isso como uma certa falta de entusiasmo, ou um medinho de se entusiasmar pelas coisas. Aí eu descobri que, definitivamente, eu não sou indie, pois eu chego a botar os pés pelas mãos quando me entusiasmo com alguma coisa.
Eu e o César chegamos à conclusão de que o sorvete mais tipicamente indie é o sorvete de flocos. Acho que é porque tem chocolate (que os indies gostam), mas não muito, o que lhes permite serem blasés ao degustarem, hehehe!
Então, para os indies de plantão, e para a Elina, que está me cobrando há muito tempo, e também para o João que me ensinou como dar chutes conscientes ao responder a uma prova objetiva, ufa!, aí vai a receita do meu sorvete. Aqui, na versão "flocos".

Sorvete de flocos

1 litro de leite
250 gramas de açúcar
100 gramas de leite em pó
120 g de creme de leite
1 colher de sopa rasa de liga neutra
1 colher de sopa rasa se sorvetina sabor nata
1 colher de chá de emulsificante (Emustab)
200 g de chocolate meio-amargo

Bata no liqüidificador o leite, o açúcar, o leite em pó, o creme de leite e a liga neutra, por 2 minutos. Coloque em um pote com tampa e leve ao freezer até que esteja 50% congelado. Se congelar demais, degele um pouco no microondas.
Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas.
Coloque a mistura congelada na batedeira e acrescente a sorvetina e o Emustab. Bata em velocidade máxima até que a mistura cresça e dobre ou triplique de volume. Desligue a batedeira e coloque o chocolate derretido, espalhando-o pela tigela. ele vai começar a endurecer pelo contato com o sorvete frio. Em seguida, ligue a batedeira novamente, para quebrar o chocolate em pedaços menores.
Coloque em um pote e leve ao freezer por cerca de 6 horas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Taís,

É o Marcus - aquele mesmo, que foi aí do Portal, etc. e tal, hehehe.

Vou te falar uma coisa que é repetição, mas não custa dizer de novo coisas boas: eu acho que a qualidade do texto e da proposta do seu Blog é pra colocá-lo entre os melhores do Brasil. E eu acho que você deveria escolher uma série de seus textos com receitas e pensar seriamente num livro.

Qualquer dia vamos marcar um almoço com toda a galera e conversar.

Beijo,
Marcus

Taís Drabik disse...

Obrigada, Marcus!
Elogios como o seu são preciosos.
Vou me esforçar para continuar correspondendo, rsrsrs!

Anônimo disse...

bom...

...eu não uso óculos com aros grossos, acho bacana os tênis all sar(mas acho que não combina comigo), pra usar cachecol tem que estar muuuuuito frio, e o meu cabelo está mais pra AC/DC e Iron Maiden, mas mesmo assim eu copiei a receita do sorvete de flocos.
hehe
Abraços
Marlon Zimmermann