sábado, 24 de fevereiro de 2007

Não requer prática nem, tampouco, habilidade

É divertido ver como, hoje em dia, cozinhar é algo muito mais criativo. Todos os dias aparecem receitas novas, que misturam ingredientes inusitados ou reciclam idéias antigas.

Na minha infância, eu me lembro, "torta", era uma denominação aplicada especificamente a um doce que consistia em uma casca com consistência de biscoito, recheada com creme, gelatina ou frutas. Assim, quando uma conhecida passou uma nova receita de torta de banana para minha mãe, eu me perguntei: o que pode haver de novo em uma torta de banana? A novidade estava no modo de montar a torta!

Hoje, esse tipo de torta é comum, e já vi versões com todo tipo de frutas, com doce de leite, geléias, farofa de canela, etc. Mas o meu pai, na época, achou a torta muito engraçada, pela forma de prepará-la, direto no prato em que seria assada. E criou até uma teoria sobre a origem da torta...

"Um pai de família (como ele) viu-se sozinho em casa, enquanto o restante da família passava uma temporada na praia (naquela época, em que a maioria das mulheres não trabalhava fora de casa, a família se dividia nas férias, que podiam durar até 3 meses, no verão!). O pai, sozinho em casa, depois de um tempo começou a sentir falta de um doce no seu dia-a-dia. No trivial – arroz, feijão, bife – ele se virava, mas um doce...isso já era mais difícil. Ele começou a folhear o caderno de receitas da esposa, e só encontrou receitas complicadíssimas, que envolviam mais de 12 ovos, caldas em ponto de fio e coisas do gênero. Finalmente, ele encontrou uma receita com poucos ingredientes, "Torta de Banana". Verificando que possuía todos os ingredientes necessários, ele vestiu um avental e se dispôs a enfrentar o desafio:

- Trigo, açúcar, fermento...é tudo pó, vou misturar em uma tigela. Bananas? Vou descascar e misturar no pó...Hum! Acho bom picar primeiro... A canela, tem que ir com a banana, claro! Parece bom! O que mais? Ovos? Acho que eu já deveria ter colocado... Vou pôr em cima! Acho que acabei. Vou ligar o forno. Meu Deus, tem a margarina. Como vou misturá-la agora? Já sei! Vou colocar por cima; quando derreter, ela vai misturar...

Contra as expectativas, a torta ficou muito boa, e serviu para saciar a "sêde" de doce do nosso personagem. Na semana seguinte, quando a vontade atacou novamente, lembrou-se de que a receita da torta indicava que poderia ser feita com maçãs..."

Vamos, então, à torta! O nome é um dos que encontrei, em uma das muitas versões da receita; talvez o mais apropriado.

Torta Preguiçosa

2 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar

1 colher (de sopa) cheia de fermento em pó

8 bananas caturras

Canela em pó

100 g de margarina

2 ovos

Peneire o açúcar, a farinha e o fermento, e misture bem. Unte uma forma refratária e coloque parte da mistura no fundo. Sobre ela, corte metade das bananas em rodelas e polvilhe com canela. Coloque uma nova camada da mistura e o restante das bananas, com mais canela. Por cima, coloque a margarina cortada em pedacinhos e bem distribuída. Cubra com os ovos batidos e leve ao forno, até corar bem.

Dica – Experimente também com maçãs...

Nenhum comentário: