quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Como fazer um peso para porta

Minhas experiências como aprendiz de padeira, tornaram-me uma profissional gabaritada na confecção de pesos para porta, ou pedras para jogar na cabeça de quem merece...

Testei diversas receitas, começando pela que a minha avó fazia (que incluía uma surra aplicada na massa, sem dó nem piedade), e chegando às receitas de liqüidificador, práticas e rápidas. Surpreendentemente, um dia consegui um pão que servia apenas para cortar e passar manteiga, abdicando das diferentes possibilidades que um pão-pedra oferece.

Para os amigos que acham que pão, principalmente com manteiga, engorda, aqui vão algumas dicas para obter um perfeito pão-quebra-dentes:

- Use fermento biológico vencido. O prazo de validade desse tipo de fermento não é muito extenso, portanto, se você não faz pão com muita freqüência, a probabilidade de obter um exemplar completamente duro é bem grande!

- Use água fria, ou melhor, gelada, para misturar o fermento. O outro extremo também funciona: água fervente. Como todos sabem, o fermento biológico é composto por seres vivos, que, mergulhados em água morninha, produzem bolhas de ar que deixarão o pão macio e imprestável para jogar na cabeça de um marido (ou esposa) mal-humorado.

- Enquanto o fermento age (essa fase é chamada de crescimento), submeta o pão à chuva, vento e trovoadas. Como é sabido, o sofrimento enrijece as pessoas. Com o pão isso também funciona.

Para os amigos que desejam iniciar-se nos mistérios da panificação, vou indicar uma receita bem fácil. É grande a chance de resultar em um pão macio, mas, seguindo as dicas acima, qualquer um pode transformá-lo em um perfeito peso de porta!

Pão Caseiro

2 e ¾ de xicara de farinha de trigo

3 colheres (de chá) de fermento biológico seco

1 colher (de chá) de sal

1 colher (de chá) de açúcar

1 colher (de sopa) de óleo

1 xícara de água morna

1 gema para pincelar

Dissolva o açúcar na água e polvilhe sobre ela o fermento. Deixe crescer por 15 minutos. Se não espumar depois desse tempo, nem vá adiante! Junte os ingredientes restantes e amasse por 5 minutos. A massa deve ficar macia. Se grudar muito nas mãos, acrescente mais um pouquinho de farinha. Coloque em lugar protegido (pode ser dentro do forno desligado), e deixe crescer por 45 minutos. Amasse novamente e forme os pães. Deixe que cresçam por mais 45 minutos. Pincele com a gema e leve ao forno quente por 15 minutos. Baixe a temperatura do forno e asse até que fiquem dourados.

Dica – Essa massa também é boa para fazer pizza. Para abri-la, forme uma bola e, usando o rolo de abrir massas, forme um disco. Quando a massa resistir ao "esticamento", vire-a do outro lado e continue o processo. Depois, basta rechear a pizza da forma que preferir.

Nenhum comentário: