terça-feira, 8 de abril de 2008

Na ponta da língua

Uma frase escrita pelo Cláudio, na apresentação do seu novo blog, me chamou a atenção. Ao falar sobre a Língua (não o órgão), ele diz: “Ao estudá-la e praticá-la, vemos que estamos também aprendendo mais sobre os outros e nós mesmos.”
Realmente, se observarmos com atenção não só o que as pessoas dizem, mas a forma como se comunicam, podemos enriquecer a maneira como as vemos. Nós mesmos mostramos facetas diferentes quando conversamos e quando escrevemos. E quando exercitamos a comunicação com freqüência, acabamos por refiná-la. Eu percebi, por exemplo, que tenho pelo menos três maneiras diferentes de escrever nos meus blogs, dependendo do público a que me dirijo (e hoje parece que estou escrevendo em outro blog, não neste).
Mas eu gostei mesmo da parte que diz que aprendemos sobre nós mesmos ao nos comunicarmos. Sempre gostei de escrever, mas durante muito tempo eu deixei isso de lado. Agora, com meus blogs e o trabalho, que me obriga a escrever muito, fiquei viciada pela comunicação escrita, e me encantei pelas sutilezas que podem ser modeladas quando se pensa sobre o que se escreve. Antes de se pensar na melhor forma de escrever é preciso refletir cuidadosamente sobre o que se pensa.
Aí eu começo a divagar e me envolver nisso de tal forma que chego a pensar que toda a comunicação essencial entre duas pessoas deveria ser feita por escrito!
Pedido de casamento? Comunicação de gravidez? Declaração de amor ou amizade? Pito? Bronca? Por escrito é muito melhor! Até o palavrão sincero, que soa muito bem quando falado de boca cheia, ganha na sua forma escrita, porque pode ser usado com a delicadeza de um bisturi.
Então, finalizando essa “terapia da escrita”, agradeço a todos os meus leitores pela colaboração na escrita do blog. É uma colaboração apenas figurativa, mas essencial para que eu possa pensar em vocês e escrever para vocês!
E de presente aos meus "colaboradores", aí vai uma receitinha! Uma homenagem a quem gosta de escrever...abobrinhas!


Suflê de abobrinha

Ingredientes

1 abobrinha grande ralada
3 ovos
3 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de farinha de trigo
250 ml (1 copo) de leite
50 g de queijo parmesão ralado
sal
noz-moscada
pimenta-do-reino

Derreta a margarina e refogue a abobrinha ralada.
Polvilhe a farinha de trigo sobre a abobrinha e mexa bem.
Acrescente o leite, um pouquinho de cada vez, mexendo sempre após cada adição. Mantenha a mistura sempre homogênea.
Desligue o fogo, acrescente as três gemas dos ovos e mexa bem. Reserve as claras.
Ligue o fogo novamente e tempere a mistura com noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto.
Acrescente a metade (25 g) do queijo parmesão ralado. Experimente e corrija o sal.
Desligue o fogo e adicione à mistura as claras batidas em neve, misturando delicadamente.
Unte um prato refratário fundo com margarina e polvilhe-o com farinha de trigo. Coloque a mistura no prato e leve-a ao forno quente por cerca de 45 minutos ou até que o suflê esteja dourado.
Sirva imediatamente.

Nenhum comentário: