É o que venho me perguntando ultimamente, e acho que descobri a resposta.
Alguém me disse, ou li em algum lugar, que todo escritor tem um Leitor hipotético. É a pessoa para quem ele escreve seus textos; em que pensa enquanto redige, e a quem tenta agradar ou desagradar com suas idéias. Pode ser alguém que realmente existe: a mãe, o namorado, a vizinha curiosa, aquele crítico ferrenho, ou o pior inimigo. Mas também pode ser um leitor imaginário: o pingüim em cima da geladeira, o cachorro da família, Capitu ou o Visconde de Sabugosa. E o escritor vai criando frases e frases, imaginando a expressão, o pensamento, o susto do seu Leitor, ao decifrar suas idéias e descobrir as surpresas que embutiu no texto.
Pois é, também tenho o meu Leitor. E o problema é que não ando me entendendo muito com ele. Não percebo, pela sua expressão, o que poderia agradá-lo. Não consigo imaginar o que ele está precisando ler hoje. Gostaria de irritá-lo um pouco, mas até isso está difícil de fazer, pois ele não vai me deixar perceber se atingi o meu objetivo.
Ou seja, estou “de mal” com o meu leitor principal!
Mas já descobri uma solução: estou escolhendo um novo Leitor. Está sendo um pouco difícil encontrá-lo, porque precisa atender a alguns requisitos. Deve ser tão exigente quanto o outro, gostar tanto de literatura quanto de culinária, e exibir um desejo oculto por alguma coisa que eu me sentisse tentada a satisfazer com os meus textos. Além disso, o mais difícil: que eu possa perceber, de maneira inequívoca, se estou me saindo bem ou mal, apenas olhando para ele.
Estou à procura, e o meu Leitor pode vir a ser você! Ou o meu antigo Leitor pode falar a palavra mágica, piscar de certa maneira, e o encanto se quebrar, e nós ficarmos novamente “de bem”.
Ou seja, estou escrevendo este texto pensando no meu antigo Leitor, tentando restabelecer a conexão.
Última chance, viu?
Pavê mágico de 15 minutos
1 pote de doce de leite de 500g
400g de creme de leite (2 caixinhas)
400g de bolacha maisena
1 copo de leite
Granulado de chocolate
Misture o doce de leite e o creme de leite. Coloque o leite em um prato de sopa e vá molhando os biscoitos. Em um refratário, coloque uma camada de biscoitos e cubra com um pouco da mistura de doce de leite. Vá alternado as camadas de biscoito e doce e finalize com o doce. Decore com o granulado de chocolate e leve à geladeira.
Dica – Fiz esse doce ao meio-dia, coloquei no freezer e sentei para almoçar. Quando fomos comer a sobremesa, uns 45 minutos depois, ela estava “no ponto”. Excelente para quando se recebe visitas-surpresa!