quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Esaú e Jacó

Sempre tive muita pena de Esaú, o bíblico, que trocou os seus direitos de primogênito por um prato de lentilhas. Não sou muito fã de lentilhas, mas imagino a fome desesperada que o moço devia sentir para se submeter ao capricho do irmão.

Dá para enxergar o poder oculto que possui quem sabe preparar um simples prato de lentilhas?

Hoje em dia, a cena seria um pouco diferente, mas o poder oculto continua lá.

Os irmãos dividiriam um apartamento, kitinete, sem empregada. Trabalhariam duro o dia inteiro e, à noite, voltariam exaustos para o seu mundo, em que mulheres (e os paparicos que as acompanham) apareceriam apenas como visitas.

Uma noite, ao entrar em casa, Esaú sente um cheiro diferente, que o leva até a pequena cozinha. No forno, iluminado e atraente como uma TV de cachorro, está sendo assada uma pequena lasanha, com o queijo já pulando apetitosamente.

Antes que Esaú tenha tempo de engolir a água que apareceu na sua boca, Jacó aparece:

- Pode parar de babar. A lasanha é minha. Só dá para um.

- Onde você arranjou?

- Eu fiz. Cheguei mais cedo, e usei o que tinha na geladeira. Só deu para fazer para mim.

-E eu? Como o quê?

-Tem salgadinho e bolacha recheada no armário.

É a suprema humilhação...

- Me dá a lasanha, vai!

- Nem pensar!

- Estou morto de fome! Salgadinho não vai resolver!

Silêncio.

- O que você quer em troca?

- Por essa lasanha?

- Sim. O que você quer?

- O quarto, só para mim.

- E eu?

- Dorme na sala, ué! E decide logo, que a lasanha já está pronta.

Sem pestanejar, para não perder a lasanha de vista, Esaú concorda:

- Tá feito.

E desse dia em diante, passa a dormir na sala.

Jacó, o esperto, aproveita a individualidade conquistada para receber uma ou outra amiguinha em seu quarto. Essas, por sua vez, sempre deixam na cozinha, de lembrança, alguma guloseima que tira o sono de Esaú.


Lasanha de Véspera

500 g de massa seca para lasanha

720 ml de molho de tomate

300 g de queijo mussarela fatiado

300 g de presunto fatiado

600 ml de leite

4 colheres (de sopa) de queijo ralado

Em um prato refratário, coloque um pouco de molho e espalhe bem. Coloque sobre ele as fatias de massa de lasanha. Não é necessário cozinhá-las antes. Sobre a massa, coloque mais um pouco de molho, e cubra com fatias de queijo. Coloque mais massa, molho e fatias de presunto. Repita as camadas até acabar com os ingredientes. As últimas camadas devem ser de queijo e molho. Polvilhe o queijo ralado. Pelos cantos do prato, coloque o leite, de forma que molhe todas as camadas de massa. Se a massa for úmida, ou pré-cozida, use um pouco menos de leite. Cubra o prato com papel alumínio e leve à geladeira.

Antes de assar, no dia seguinte, retire o prato da geladeira um pouco antes. Ou coloque o prato no forno frio e ligue. Se o refratário gelado for colocado no forno quente, pode rachar. Asse a lasanha por cerca de 40 minutos, ou até o queijo pular e a superfície estar gratinada.

Dica: Essa receita é muito boa para receber amigos, pois pode ser preparada com antecedência, evitando a correria na cozinha. E com um bom vinho... Delícia!

Primeiras palavras

"Comer é muito perigoso. Porque quem cozinha é parente próximo das bruxas e dos magos." (Rubem Alves)

Comer é perigoso porque nos dá prazer. Uma comidinha bem preparada é pura sedução, à qual qualquer um se submete de bom grado. Quem nunca se rendeu aos agrados culinários de alguém?

E aqui vai a minha confissão: sou uma dessas "bruxinhas"! Adoro enfeitiçar os conhecidos e seduzi-los com...comida! Não sou uma grande feiticeira, mas aprendi alguns truques que dão certo.

A partir de hoje, com a freqüência que for possível, vou dividir com amigos e amigas, algumas "fórmulas mágicas". Receitas fáceis, porque não é preciso ser complicado de fazer para ser gostoso.

Atendendo a pedidos, e confirmando o que disse no parágrafo anterior, aí vai a receita da cocadinha, que o pessoal já experimentou:

Cocadinha de leite condensado

1 lata de leite condensado

2 latas de açúcar

1 pacote de 100g de coco ralado

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, sempre mexendo, até ferver (começa a formar bolhas). Ao atingir esse ponto, cuidar para não queimar o fundo. Continuar mexendo por mais 3 a 5 minutos, ou até começar a soltar do fundo da panela. Desligar o fogo. Despejar rapidamente em uma superfície untada com margarina (fórmica, granito ou uma forma grande), espalhando para obter uma espessura de cerca de 1 cm. Esperar esfriar e cortar em pedaços.


Dica: Combina bem com amigos e risadas.